7 de junho de 2011

2

Viagem ao Leste Europeu parte II - Pilsen

Continuando o post de viagem, agora vou falar sobre Pilsen.

Estávamos em Praga e tiramos um dia para ir a Pilsen, então pegamos o trem que leva 1 hora e 40 minutos de viagem. Fomos bem cedo para aproveitar o dia e também para visitar a cervejaria tem horários e não queríamos muito tarde.

Chegamos em Pilsen, eba!



A viagem é muito tranqüila e chegando em Pilsen a estação é pequena, simples e funcional. Tem caixa eletrônico, lugar de informação, banheiro, guarda volumes, lanchonetes e outras coisas funcionais.
Bom, o inglês em Pilsen já não é muito bem compreendido, isto é, não é como Praga que falávamos inglês com qualquer pessoa.
Bom, isso não é motivo para não ir a Pilsen, pelo contrário tem que ir. Pilsen é uma cidade muito pequena, descendo na estação você caminha a pé mesmo para o centro da cidade, para o Museu da Cerveja e para a Cervejaria.
Com um bom mapa você não precisa falar muito com as pessoas, visto que nos lugares turísticos (Museu e Cervejaria) as pessoas falam inglês.

Para quem gosta de cerveja, gosta de saber de onde vem aquela cerveja maravilhosa Pilsner Urquell, como é feita, ver de perto a estrutura, sentir o cheiro, tem que ir a Pilsen.
Primeiro fomos para o Museu da Cerveja e pagamos para poder tirar fotos (que vale também para a cervejaria, você recebe um selo que autoriza tirar fotos). Vale a pena porque o museu é muito bem caracterizado e muito bem informativo (mostra como era feito a cerveja antigamente, como eram os rótulos antigos, etc). Você faz seu roteiro sozinho sem ninguém te apressando, tira fotos, lê a história, pode tocar em alguns objetos, enfim você interage totalmente.








Aqui é frio e precisa de uma blusa, rs.



No final da visita ao museu você ganha 2 tokens. Esses toques valem 1 cerveja cada e tem 3 lugares na cidade que aceitam, costume este que acontecia antigamente.
 Então claro que colocamos em prática, rs.


Saindo do museu fomos andar um pouco pela cidade, onde tem uma praça principal com uma igreja bem bonita... A cidade é bem pequena, limpa e gostosa.





Depois fomos para a tão esperada Cervejaria!
Assim que chegamos já ficamos impressionados pelo portão de entrada e pela estrutura.





A visita começou com uma guia muito simpática e escolhemos em inglês. A turma não era muito grande e foi bem divertido.
Este ônibus que nos levava para os diferentes complexos para ver as histórias...Vejam como eles se preocupam em manter um bom nível de visita, o ônibus todo confortável, pintado, onde poderia ser um ônibus normal.


A guia nos levou para ver esses vagões que transportavam as cervejas antigamente...

Depois nos levou para a fábrica onde você vê as garrafas sendo escolhidas, higienizadas, envasadas, tampadas... O cheio é muito bom e ver o processo então é magnífico, pois todas as cervejas são feitas aqui e envasadas aqui.
Então quando você bebe uma cerveja da Pilsner Urquell ela vem simplesmente deste lugar :o)


Depois fomos ver onde as cervejas são fermentadas. Aqui é um calor infernal.

Agora é a vez de descermos para a parte subterrânea. É muito frio mesmo e tem que levar blusa porque não dá para aguentar o frio.


Até hoje as cervejas são armazenadas aqui no subterrâneo e a temperatura é naturalmente frio sem ar condicionado...

Vejam o teto congelado devido a fermentação (que esquenta) dos tanques da foto abaixo e recebe o frio do ambiente = congela tudo!


Chegou a hora mais encantadora... Hora da degustação e não é uma simples degustação, pois você bebe a cerveja sem ser filtrada e pasteurizada diretamente dos tonéis gelados.
O sabor é de enlouquecer um amante de cervejas  e o melhor você pode repetir quantas vezes quiser. Lembrando que o copo é de 500ml... Eita vida boa!!!
Depois da visita tem a lojinha que é um sonho. Vende-se de tudo que você imagina e é muito barato, tanto copos, guardanapos, bandejas, acessórios, etc. Você vai perder um bom tempo lá e vai enlouquecer, rs.
Após tudo isso você merece um lindo almoço no restaurante da cervejaria. É muito grande, cheio de gente, com comida boa, cerveja boa e valor muito bom.
Agora enjoy!!!




Saímos do almoço e ainda tinha sol, então aproveitamos muito a cidade, as praças e fomos escolher o bar para gastar nossos tokens, lembram deles??
Como anoitece muito tarde, as pessoas ficam até tarde nas praças, parques e dá uma sensação de final de semana.


Pôr-Do-Sol de dentro do trem, voltando de Pilsen para Praga.

Esta é a estação em Praga que pegamos o trem para Pilsen.

Gostaram? Então aguardem os próximos posts.

Beijos :o)

2 comentários:

ADri@n@ disse...

oi Carol, adorei as fotos. que lugar lindo!!

Carol, muito obrigada pela forca que voce esta me dando.... obrigada mesmo

bjao

Anônimo disse...

Olá Carol

Estou acompanhando seu blog com as informações de sua viagem ao Leste Europeu, pois no próximo mês, eu e meu marido iremos passar 19 dias lá. Vamos à Praga, Berlin, Budapeste, Viena, St. Piterbug e Moscou. Suas dicas até agora estão muito interessantes. Estou tomando nota para curtir cada parte de suas orientações. Aguardo os detalhes das outras cidades, pois estamos com muita experctativa sobre esta viagem.
Obrigada! Um beijo, Eliane

Postar um comentário