20 de outubro de 2013

2

Bolo cufa ou pão cufa

Essa é mais uma receita da minha mãe. Ela fez muito este bolo quando éramos crianças e o bolo  além de simplesmente é maravilhoso.

Ele é um bolo, mas muita gente o chama de pão, então coloquei os dois nomes. É um bolo fácil, com poucos ingredientes e um resultado saborosíssimo.
Muito bom para um café da tarde.

Eu adaptei a receita, mas vou colocar a receita original e a que eu adaptei, ok?


Lembrando que este bolo rende muitooo e para quem tem poucas pessoas em casa (como no meu caso, 2 pessoas), aconselho fazer meia receita. Agora quem tem família completa faz a receita inteira, ok?

Ingredientes do bolo - receita original:

8 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina (temperatura ambiente)
6 ovos
6 xícaras (chá) de açúcar
1/2 litro de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (café) bem rasa de sal

Modo de preparo do bolo - receita original:

Bata os ovos, com a margarina e o açúcar até ficar um creme. Depois acrescente o leite e mexa bem.
Depois acrescente o trigo e vai mexendo até incorporar tudo e por último acrescente o fermento em pó.

Coloque em uma forma untada e enfarinhada, cubra com a farofinha e leve ao forno em 180 graus até assar.


Ingredientes da farofa:

4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de trigo
4 colheres (sopa) de margarina bem gelada
Canela a vontade.

Modo de preparo da farofa:

Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Depois polvilhe sobre o bolo e leve ao forno.



Ingredientes do bolo - receita adaptada (fiz 1/2 receita, se quiser pode dobrar)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo normal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de margarina (temperatura ambiente)
3 ovos
1 xícara de açúcar (usei demerara)
250ml de leite desnatado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

O modo  de preparo e a farofa é o mesmo da receita original.

Este bolo fica muito fofo e foi super aprovado aqui em casa!!! :o))






Beijos :o))






2 comentários:

Blog da Biane disse...

hummm

fiquei com agua na boca

blogdabiane.com.br

Unknown disse...

HUMMMM encheu minha boca vendo essas fotos! rsrs
adoreei seu blog, seguindo, me segue? beijoss

tá rolando um sorteio de layout exclusivo lá no blog
vem ver!! http://minha-ana-luiza.blogspot.com.br/2013/10/sorteio-layout-exclusivo.html

Postar um comentário