9 de setembro de 2012

4

Blogagem Coletiva: Esmalte + História do Brasil

Nossa, gostei demais deste tema que vamos aprender muito! Eu moro em um bairro de São Paulo que faz parte da História do Brasil, que é o bairro do Ipiranga.

Neste bairro fica o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, onde guarda memórias do que foi o Brasil entre 1850 e 1950. É um dos mais importantes do país, recebe em média 450 mil pessoas por ano.

O prédio onde funciona o Museu foi inaugurado em 1895 e nesta época São Paulo tinha apenas 70 mil habitantes. Dá para imaginar??? As casas nesta época era todos feitos de taipa e o Museu foi construído de tijolos, uma novidade para a época.

Eu já visitei este Museu e é demais. Grande, cheio de história e o ponto auge é o salão principal, onde fica a tela "Independência ou Morte" de Pedro Américo. Este é um dos quadros históricos mais importantes do país, que foi pintado em 1888 e levanta polêmicas até hoje. Relatos históricos dizem que Dom Pedro I e seus homens não estariam montados a cavalos e sim em mulas quando a independência foi decretada.

Hoje além do Museu tem um parque grande e muito agradável. Na parte debaixo deste parque ficam os túmulos de Dom Pedro I e de sua mulher a Imperatriz Leopoldina.

Neste parque também passa o Riacho do Ipiranga, que teria testemunhado o grito do Imperador Dom Pedro I. Hoje é um córrego canalizado e poluído infelizmente!

A nascendo do Rio Ipiranga é no Jardim Botânico. Outro lugar interessante para visitar, apesar do Jardim Botânico do Brasil que mais amo e mais acho lindo de morrer é o do Rio de Janeiro.

Adaptei este texto do site do Mais Você, quando foi feito uma reportagem neste local.



Eu gosto muito de ir neste parque, além de grande é imponente e histórico. O que mais me deixa triste são dois itens:
Que muitas pessoas vão até lá e nem sabem da importância deste parque;
A quantidade de prédios e poluição que o cerca.

O esmalte que estou usando é Garota Verão da Colorama. Este nome de esmalte é bem cara de brasileira né? rs.





Se quiser participar da blogagem coletiva, vai até o blog da Fernanda Reali http://www.fernandareali.com

Beijos :o))

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o seu bairro! bjos

Lola disse...

Oi Carol!
Vc mora no Ipiranga? Que legal! Meus filhos estudam no Colégio São francisco Xavier. Conhece? Moro na Vila Mariana divisa com a Aclimação mas meu marido é do Ipiranga.
Delícia ver seu post!
Bjs

Chris Ferreira disse...

Oi Carol, o seu bairro realmente faz parte importantíssima da história do Brasil. Eu não sabia que a nascente do rio Ipiranga ficava no Jardim Botânico. Da próxima vez que eu for à Sampa vou visitar Jardim Botânico daí.
Adorei o esmalte e as araras.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Pequenos Mimos disse...

esse parque me lembra minha infância, ia muito aí com meus áis e irmãos.
bjs

Postar um comentário