15 de setembro de 2012

12

Blogagem Coletiva: Esmalte + Economia Doméstica

Simplesmente achei o máximo este tema. Se pararmos para pensar, quanto no dia-a-dias nós desperdiçamos não é?
Pode ser desperdício de comida, produtos de limpeza, compra excessiva, consumismo, tempo...

Aqui em casa nós não gostamos de desperdício, tentamos fazer tudo com planejamento e nos policiando para não haver perda.
Em relação a comida, eu faço o cardápio da semana em uma planilha (agora migrando para programa no iPad, bem melhor né??).
Com o cardápio facilita muito porque vou ao varejão e supermercado para comprar aquilo ali. Sempre tenho uma listinha de compras para não pegar nada que não esteja precisando no momento.
Com legumes, verduras e frutas sempre compro para aquela semana, assim não estraga!!! Em relação a quantidade do que faço, estou acostumada a cozinhar para 2 pessoas, então raramente sobra algo. Se sobra eu reinvento algo com aquilo e fica uma nova cara com sabor delicioso.

Receitinhas para evitar o desperdício:

http://mundocarolvieira.blogspot.com.br/2012/09/torta-de-arroz-integral-ou-branco.html

http://mundocarolvieira.blogspot.com.br/2012/04/petisco-bolinho-de-arroz-integral.html



Outra vantagem de ter o cardápio, é que eu consigo equilibrar a alimentação distribuindo bem em cada dia da semana.

Quando vou ao mercado porque quero fazer um jantar especial ou um petisco diferente para uma noite eu compro apenas aquilo que sei que vamos consumir. Hoje em dia tem tantas novidades deliciosas que se não prestar atenção você trás mil coisas, abre e no final você percebe que foi muito. Daí vai ficar esquecido na geladeira ou você vai ter que ficar comendo aquilo durante a semana sem ter vontade. Ruim né? Melhor é o planejamento e não ter os olhos grandes, rs.

Também é a mesma política que uso para produtos de limpeza, por exemplo. Tem tantas novidades que prometem limpeza perfeita em 1 segundo, o cheirinho delicioso por 1 mês... Então sou fiel alguns produtinhos bons e são poucos. Gosto muito de álcool de limpeza com aroma de eucalipto.

E antes de comprar algo para casa, roupa e objetos pessoais, costumamos pesquisar, ver se realmente tem necessidade e se tem o dinheiro para pagar aquilo. Porque outro desperdício é pagamento de juros.

Eu acho que as escolas deveriam sim ter educação financeira desde pequeninos e que quando estiverem maiores fosse uma matéria bem cobrada. Vejo hoje muitas pessoas estudadas, com bons empregos e endividados. Isso é a falta de educação financeira. A lógica é: você tem que ganhar mais do que gasta, não tem milagres.

Pagar juros gigantescos é desperdício. A maioria dos brasileiros não tem o costume de guardar o dinheiro para depois comprar, já que o crédito é muito fácil. A vontade de ter algo para mostrar a alguém que você está na moda ou está com algo tecnológico de última geração é maior do que a necessidade real do produto. De repente não precisa ter algo assim que lança, mas sim depois de alguns meses, pois os produtos tem a tendência de reduzir o valor.

Vale muito aquela velha e boa planilha de gastos. Aqui em casa temos sim esta planilha e somos fiel a ela. Tudo, mas tudo mesmo que compramos desde algo com valor maior até o cafezinho na rua é anotado. Ali a gente tem o controle da entrada e saída de dinheiro... O ralo não fica aberto sem saber onde está indo o dinheiro.
Se você está com dívidas ou quer administrar bem seu dinheiro faça esta planilha e vai ver como facilitará sua vida.
Muitas vezes há gastos que só vendo no papel o valor dele vezes 12, vai compreendê-lo e muitas vezes não tendo necessidade... Daí basta cortar o gasto. E assim vai!

Outro desperdício é o de tempo. Perder tempo com pessoas que não merecem, pessoas que não te agregam em nada, que só fofocam, é horrível!!! A melhor coisa é investir este tempo cuidando de você, do seu corpo, da sua mente, da sua casa, do seu futuro, fazendo o que gosta sem dar ouvidos o que pensam e acham de você.

Enfim, este tema dá assuntos longos, mas por hoje fico por aqui.  :o)))


Passei o esmalte Marilyn da Impala - Porque gastar tempo no salão ou em casa para pintar as unhas, com a cor que ama, não tem preço. hehehe.






Quer participar da blogagem coletiva? É só acessar o blog da Fernanda Reali e veja como participar http://www.fernandareali.com

Beijos e um ótimo final de semana :o))

12 comentários:

Chris Ferreira disse...

OI Carol, eu também achei esse tema o máximo!
Adorei as receitinhas de arroz e é termos o cardápio nos ajuda na economia e reaproveitamento dos alimentos.
lIndo o esmalte!

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Renatha disse...

Adorei a dica do cardápio da semana. Além de economizar no mercado ainda economiza tempo, pq, vamos combinar: decidir a 'mistura' do dia é a parte chata da cozinha! hahahaha...
E concordo plenamente com vc no quesito educação financeira. Super necessário!

Esmalte lindo!

Beijos...

Crys Leite disse...

Educação Financeira devia ser obrigatório. Não gosto de desperdícios e nem de pagar juros, mas confesso que sou consumista ao extremo, $ na minha mão faz cócegas, rs. Beijos.

She disse...

Ah que post bom, muito interessante esse tema, pois está nos proporcionando a ler dicas e curiosidades muito interessantes. Adorei o esmalte!
Beijo, beijo!
She

Marion disse...

Não sou tão organizada com as compras. Não temos uma rotina muito certa na semana... meu sonho de consumo é um dia poder sempre preparar a comida em casa, ter compras frescas e garantir qualidade e variedade. Como não dá, compramos comida pronta, quase sempre. O bom é que temos uma cantina de comida boa e caseira e barata aqui perto... nossa salvação! Abs.

Anabela Jardim disse...

Concordo com a última dica. Suas unhas estão lindas!

Beth Salvia disse...

Uh amei o não perder tempo, linda cor de esmalte, bjs

Ana disse...

Carol muito bacana suas dicas, eu vivo perdendo legumes por comprar demais sem me programar nos cardapios.
Depois dessa blogagem vou tomar jeito.
Adorei esse esmalte e coloquei na minha listinha.

Beijos e um lindo domingo

Lola disse...

Oi Carol!
Eu ODEIO desperdício! Não dá uma raiva perceber que dormiram com a TV ligada ou que jogaram uma panelona de arroz fora??? Aff! E concordo contigo: economia deveria ser matéria obrigatória desde o primeiro ano escolar!
Bjs

Dog disse...

Ótimas dicas! Obrigado por compartilhar com a gente! Adorei a cor das unhas...

Sun Moretti disse...

Tbem fraciono receitas, tudo, pq em dois é complicado!!!Tem que pensar em fazer tudo para dois, até pé de alface grande tem que ser para dois dias com temperos diferentes na salada.Afff...bjsss

Mary Sant'anna disse...

Olá Carol suas unhas são lindas e esta cor é perfeita!!! Sua dicas então maravilhosas!!!
Parabéns!!! Bjs ♥

Passa lá no meu cantinho

Postar um comentário