7 de junho de 2011

1

Viagem ao Leste Europeu parte I - Praga

Olá pessoal.

Mês passado eu e meu marido fomos viajar de férias. Fomos para alguns lugares do Leste Europeu e vou postar aqui um post para cada lugar, assim não fica tão grande e fica mais fácil para quem quiser consultar.

Vamos começar por Praga?

Ir para esses lugares em Maio é muito bom, pois é a primavera no Hemisfério Norte e a temperatura é bem mais agradável, fora que não é férias e que as flores prevalecem nos jardins.

Praga (República Checa) que é a charmosa cidade medieval e foi o lugar mais gelado que passamos.
Nós adoramos Praga, além das pessoas muito receptivas, comida muito boa, boas cervejas, com os monumentos muito bem preservados e se perder na ruazinhas de Praga tem seu grande valor.

Nós planejamos a viagem achando que iríamos usar o metrô para nos locomover, mas na verdade Praga é tão compacta que nem precisa usar o transporte, então a dica é planejar bem o que vai ver no dia e sair andando, assim você terá o privilégio de ver detalhes encantadores da cidade. Só utilizamos uma vez o metrô, pois já era tarde e estávamos procurando restaurante para comer.
Bom, mas se quiser pegar o metrô não tem problema nenhum, pois é muito simples o sistema. Basta comprar o bilhete e não esquecer de validar.

Se quem vai visitar Praga gosta realmente de andar e 2 dias e meio conhece bem Praga, agora quem não gosta muito de andar daí uns 3 dias inteiros.

Sobre o idioma, não tivemos problema nenhum, pois todos falam inglês e os cardápios também estão em inglês.

A cidade é muito segura mesmo, você em nenhum momento é abordado por pessoas querendo levar vantagens. É uma cidade muito mais muito turística e então você vai ver muitos turistas e todos muito descontraídos sem se preocupar com a segurança.
Claro que é sempre bom ficar esperto né?

Ver o relógio astronômico medieval é uma sensação maravilhosa, pois você fica de frente com algo construído (primeira parte) em 1410 e em 1490 foi adicionado o mostrador do calendário e foi feita a decoração da fachada em esculturas góticas.

É a sensação este relógio, a cada hora cheia os bonequinhos dançam e após a dança um corneteiro toca sua corneta aos 4 pontos da torre. A praça lota de pessoas para apreciar o encanto do relógio... Vale a pena dar uma passada por lá quando estiver perto de alguma hora cheia.


Foto do alto da torre do relógio. Vejam as pessoas se aproximando para ver o espetáculo da hora cheia. Vale muito a pena subir na torre para ter uma visão ampla da cidade e também ver a multidão de cima.


A Ponte Carlos é muito linda, é a ponte mais velha de Praga e muito concorrida pelos turistas.  Para fotografá-la mais tranquilamente o correto é acordar bem cedo, pois logo lotam de admiradores.
Você vai se pagar atravessando esta ponte várias vezes ao dia e não vai se cansar, porque a ponte e a cidade são muito agradáveis.




Em Praga é muito famoso o bairro Judeu do século XIII onde há conjunto de prédios e monumento judaicos mais bem resguardado da Europa.
Vale a pena pegar umas 3 horas e visitar o bairro e pagar para visitar quatro cinagogas, museu e o cemitério.
O que mais nos impressionou foi entrar no cemitério, que foi fundado em 1960 para sepultar as vítimas de peste, onde se encontram sepultadas cerca de 40.000 mil pessoas.
Quando você entra dá para imaginar o sofrimento dos judeus naquela época, nos faz pensar e refletir muito.


Muitos lugares não podem tirar fotos internamente, por isso não terei fotos aqui.

A Igreja Nossa Senhora Diante de Tyn dá para fotografá-la muito bem do alto da torre do relógio, pois ela fica rodeada de prédios e que o desafio é encontrar a entrada da igreja, rs. A igreja é muito bonita, mas não pode ser fotografada por dentro.


Tem também a Cinagoga de Jerusalém que é muito bonita e colorida. Vale uma passadinha na frente.


A Praça Wenceslas Square fica em frente ao Museu Nacional.  É muito grande e linda, tem que ir e abusar das fotos.




A Casa Dançante foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunic em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry, onde a construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.
Muito engraçada!!!


Subir na torre da Igreja de São Nicolau também faz parte do roteiro. Ela fica no bairro Malá Strana (cidade pequena) e a igreja é muito interessante e bonita, onde foi construída a pedido dos jesuítas 1673 e 1755.




O Castelo de Praga é LINDO! Ele fica localizado na Colina Hradcany, onde foi fundado no século IX que atualmente serve como residência empresarial, mas antigamente era habitado pelos reis da Bôemia. Ele é considerado o maior Castelo do Mundo, então subam ate o Castelo, aproveitem o complexo e a vista linda lá de cima.

O Castelo tem várias entradas e uma delas muito famosa são as escadarias. Cansa muito, mas vai apreciando e subindo com calma, porque vale a pena.






O ponto alge do Castelo é a Basílica de S. Vito. cuja pedra fundamental foi assentada em 1344 e terminou a construção em 1929, tem um estilo gótico os vitrais lindos.


O Castelo tem um jardim bem bonito e como fomos na primavera as flores estavam todas graciosas pelo gramado. Tire algumas horas para apreciar o jardim, mas entre Outubro a Abril fica fechado.




Ah, não deixem de ir no Parque Petrin Hill, pois tem uma torre bem alta e a vista é fantástica.


Não deixem de conhecer a cervejaria U Fleku, além de um ambiente muito legal, a cerveja é boa e a comida checa maravilhosa.

Aproveitem bem a cidade a noite que é muito movimentada, onde a iluminação da ponte e do castelo são maravilhosas.

Aguardem os próximos posts.

Beijos :o)

Um comentário:

Cristina Barbosa disse...

Carol,um abraço.
Obridaga pelas digas,espero que sejam dr grande
Valia.
Tchau
Cristina Rios

Postar um comentário