5 de maio de 2011

0

Morretes - Paraná.

Vamos hoje viajar para Morretes?

Bom, fomos duas vezes para Morretes no Paraná e posso dizer que tanto a primeira vez quanto a segunda vez foi muito encantador.
A primeira vez fomos de trem e voltamos de ônibus subindo pela Estrada da Graciosa e na segunda vez fomos e voltamos de carro.

Morretes é uma cidade litorânea do estado do Paraná fundada em 1721, que fica 74 quilômetros de Curitiba. Você pode chegar a Morretes pelo trem que você faz uma viagem sobre os trilhos e no meio da Serra do Mar com duração de 3 horas aproximadamente ou você pode pegar o ônibus e descer pela Estrada da Graciosa que o nome já diz tudo. A estrada é toda fechada por árvores, tem cachoeiras, flores, pássaros e sem contar que neste passeio pela a estrada você cnhecerá parte da história. Foi iniciada a construção da estrada em 1873 e em 1993 foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Tanto de trem quanto de ônibus você pega na rodoferroviária de Curitiba.

Quando formos pela primeira vez pegamos o trem na rodoferroviária em Curitiba, a empresa do trem chama-se Serra Verde Express.
O trem saiu cedinho e o tempo bem fresquinho. Queríamos curtir a natureza, colocar a cabeça para fora do trem, sentir o geladinho da manhã, aquele ventinho batendo no rosto... Então pegamos o vagão que tem as janelas abertas que na minha opinião são as melhores.
O passeio de trem foi maravilhoso, observamos tudo e a paisagem da Serra do Mar realmente é muito linda. Dá uma paz que não tem explicação.


Essa é a ponte São João.


Quando o trem passa por cima o maquinista dá uma paradinha e lá vem o frio na barriga, porque não dá para ver o trilho e parece que o trem está flutuando, rs.


Chegando em Morretes dá para ver o encanto da cidade... Ela tem muito artesanato, cachaça boa (inclusive a de banana é ótima tem que comprar e experimentar), comida típica que é o Barreado.

Igreja Nossa Senhora do Porto
Esta é a igreja matriz de Morretes, que foi construída em meados de 1812 e fica em um dos pontos mais elevados da cidade.



O rio Nhundiaquara corta a cidade e restaurantes ótimos ficam a beira do rio. Lugar muito mais muito prazeroso para o almoço sem pressa e curtindo a natureza.




O prato típico de lá é o Barreado à base de carne cozida, pimentas nativas, banana-da-terra e farinha de mandioca.
Muito boa esta comida típica e o restaurante que fomos é o Madalozo. O atendimento é muito bom e de entrada (incluso no valor do prato) vem isca de peixe, camarão, mexilhão e quando acaba eles repõe sem nenhum custo a mais. Fora que a cachacinha é de graça... São várias para degustação enquanto espera o prato, rs.
Tem um ritual todo especial na hora que chega o prato a mesa. Quando é sua primeira vez comendo o barreado o dono vem até a mesa e prepara fazendo brincadeiras. Muito simpático o senhor!



Ponte de ferro, considerada uma obra de arte.



Imagens da Estrada da Graciosa.
Estas fotos foram feitas quando fomos pela segunda vez em Morretes e fomos de carro. Deu para curtir muito a estrada...








Este é o porta para entrar e sair da estrada. Muito lindo!

Espero que tenham gostado e vale muito a pena conhecer Morretes. Nós conhecemos também Antonina que fica muito perto de Morretes e vale um pulinho lá.

Beijos :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário