4 de fevereiro de 2011

0

Dicas para limpeza e organização da sua geladeira

Olá pessoal, tudo bem?


Eu não sei vocês, mas eu sou bem chata com geladeira. Gosto de geladeira limpa, organizada e nada de cheiro...
Eu não guardo por nada alimentos abertos em geladeira, seja ele qual for e também gosto de ver cada coisa em seu lugar ao ponto de se fechar os olhos e abrir a geladeira eu encontro o que quero.
Acho bem horrível geladeira suja e sem organização!
Então vamos aproveitar as dicas e não dá trabalho nenhum, apenas é um hábito.




Dicas para limpar sua geladeira:


- Sempre tenha em mente na hora de pensar em limpar a geladeira que é necessário desligar o refrigerador da tomada para evitar choques elétricos.
- Geralmente as pessoas acham que passando produtos químicos como a água sanitária, pois pode danificar sua geladeira.
- Use um pano de algodão ou uma esponja do lado amarelo quando for limpar a geladeira, utilizando apenas álcool e sabão neutro.
- Uma dica interessante para retirar o mau cheiro que vem de dentro da geladeira, não é usar desinfetantes para deixar ela com cheirinho agradável e sim usar bicarbonato diluído em água morna, pois essa solução retira o mau cheiro. Use uma colher de sopa para dois litros de água morna.
- Esteja sempre atenta aos alimentos que entram em sua geladeira, pois alimentos de má procedência podem transmitir doenças aos outros alimentos.
- Em caso de mau cheiro coloque um pedacinho de carvão em um pratinho ou até mesmo uma metade de um limão, isso vai solucionar o problema.
- De seis em seis meses limpe com uma escovinha pequena o condensador para não acumular muito pó.
- É um tanto trabalhoso, mas procure se habituar a lavar tudo o que você colocar dentro da geladeira, pois os alimentos muitas vezes não são bem armazenados nos mercados ou em feiras livres, por essa razão é de extrema importância que seja tudo muito bem lavado com água e sabão.
- Quando for armazenar ovos na geladeira, limpe a caixinha e deixe-os guardadinhos dentro dela, pois os ovos expostos dentro da geladeira podem transferir bactérias aos outros alimentos como frutas e verduras que estão expostas.
- Nunca armazene latas dentro da geladeira sem lavar. Sempre limpe as latinhas de refrigerantes e outros produtos enlatados.
- Na superfície externa da geladeira limpe com um paninho úmido e em seguida passe lustra móveis, isso vai fazer com que a sua geladeira crie uma camada protetora anti riscos e não vai permitir que ela amarele com o tempo.


Dicas para organizar sua geladeira:



Os alimentos e produtos devem ser guardados de acordo com a temperatura que necessitam. Alguns precisam ser mantidos em temperaturas mais frias do que outros. Os legumes e verduras de folhas, como alface, agrião, rúcula e espinafre, devem ficar bem longe do congelador, pois o frio faz com que estraguem mais rápido. Guarde-os na gaveta inferior da geladeira, sempre embalados em sacos plásticos bem fechados.
Na prateleira inferior, logo acima da gaveta, coloque os alimentos que necessitam de menos conservação e as frutas, que só devem ser colocadas na geladeira se estiverem maduras e sempre em recipientes plásticos.
As prateleiras intermediárias da geladeirapodem ser usadas para guardar guloseimas, carnes temperadas ou em fase de descongelamento, sempre acondicionadas em vasilhas. Guarde também sobras de alimentos, de preferência utilize potinhos ou recipientes retangulares ou quadrados, sempre com tampa. O formato dos recipientes possibilita que eles sejam colocados uns em cima dos outros e ocupem menos espaço na geladeira.
Na prateleira superior da geladeira, acomode os alimentos que precisam de mais refrigeração, como frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e patês. Esses alimentos devem ficar em embalagens fechadas, para não espalharem odores pela geladeira. Guarde também os ovos na própria embalagem e com a ponta menor voltada para baixo.
A porta deve ser usada para guardar alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Portanto, use as repartições da porta da geladeira para colocar água, sucos, refrigerantes, leite, geléias, vidros de azeitonas e conservas e condimentos como maionese, catchup e mostarda.
Os alimentos que são comprados congelados devem ser guardados diretamente no freezer e se forem descongelados, não devem voltar para lá.

Aproveitem as dicas!!!
Fontes: Guia Brasil Blog e Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário